O Fundo das Nações Unidas para a Infância - (UNICEF) - convencionou o dia 20 de Novembro para se comemorar o dia das crianças, onde, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança.
Mas, no Brasil, essa data é comemorada no 12 de Outubro. Por quê? Nessa mesma data, em 1923, o Rio de Janeiro - capital do país na época - sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Assim, em 1924, com ainda a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa e no dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Não foi o bastante.
Foi necessário que em 1955 uma campanha de marketing da indústria de brinquedos Estrela acontecesse para que a data então passasse a ser comemorada. Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”, o que atraiu a atenção de outros empresários da indústria de brinquedos. Daí surgiu a campanha publicitária da “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Diante do sucesso, esse mesmo grupo de empresários fizeram uso da comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. O Dia das Crianças passou então a incorporar o calendário de datas comemorativas do país. (Segundo Rainer Sousa)
Bem, algumas "morais" da história:
A propaganda é alma do negócio e das datas comemorativas; crianças são - ou estão - consumidores (na dúvida, vá até um centro de compras no dia 11 de outubro, ou até mesmo no dia 12 de outubro) e nesse ponto ressalvo que nem precisa tratar-se do "dia" delas...
Lembro-me de um estudo sobre mochilas infantis cujo tema era "Mochilas Infatis: Um estudo sobre suas funções estéticas e simbólicas", nessa ocasião pude constatar que crianças consomem tanto quanto os adultos, o que as difere é que não são economicamente ativas. O desejo de consumo, a atração por objetos (da moda principalmente) estão incutidos em seu imaginário e repercutem em seus pedidos seus e comportamentos.
A propaganda é alma do negócio e das datas comemorativas; crianças são - ou estão - consumidores (na dúvida, vá até um centro de compras no dia 11 de outubro, ou até mesmo no dia 12 de outubro) e nesse ponto ressalvo que nem precisa tratar-se do "dia" delas...
Lembro-me de um estudo sobre mochilas infantis cujo tema era "Mochilas Infatis: Um estudo sobre suas funções estéticas e simbólicas", nessa ocasião pude constatar que crianças consomem tanto quanto os adultos, o que as difere é que não são economicamente ativas. O desejo de consumo, a atração por objetos (da moda principalmente) estão incutidos em seu imaginário e repercutem em seus pedidos seus e comportamentos.
o pior acaba sendo que se os pais não controlarem esses impulsos, elas irão acabar se tornando adultos consumistas, já que desde pequenas estão sendo 'treinadas' para tal >.>
ResponderExcluirO "Capitalismo Selvagem" não perdoa ninguém, não tem "educação" e se aproveita logo das criancinhas "indefesas".
ResponderExcluir