sábado, 18 de dezembro de 2010

Língua? O Bate-papo já supera isso!




Exemplo de globalização? Mundialização? Pós-modernidade? Exemplo de algo que só poderia acontecer nos dias de hoje...
Aquele velho bate-papo, o tal do MSN já não é mais novidade, mas junte-se a ele, o maravilhoso Google e sua ferramenta de tradução, o Google Tradutor e pronto: Tem-se a possibilidade de romper a impossibilidade de uma conversa entre um brasileiro (que não fala outro idioma se não o português, e arrisca o español) e um árabe  (que também não fala outro idioma).

Curioso é como essas pessoas se encontram... E não responda que é a internet. Obviamente que sim, ela é o meio, a rede. Mas não é só isso.
Outro dia, na rede social do facebook, me deparo com um Marroquino, mais que isso, converso com ele pelo bate-papo de lá... Deslumbrada com a situação e  louquíssima acessando o Google Tradutor para não perder o "fio da meada" não me ocorreu usar o print screen e registrar o fato, mas sabe-se lá como, eis que outro estrangeiro cruza meu caminho, e aí vão as ilustrações dessa história.. (Sem moral por enquanto. Talvez  essa mesma história seja umas das morais de outra maior e mais complexa... ).


Um comentário:

  1. Adorei... também usei o google tradutor para falar com amigo da bolivia... meu espanhol também é tosco =P mas falar arabe superou isso!
    talvez a moral seja que realmente somos uma "aldeia global"...

    beijos!

    ResponderExcluir