segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Abolida a Escravidão?



"Alô liberdade (...)"
"Livre pra poder sorrir, livre pra poder buscar o meu lugar ao sol (...)"
"Sou livre pra pensar, eu não devo nada a ninguém (...)"
"Liberdade pra dentro da cabeça (...)"


LIBERDADE.
Queria mesmo escrever sobre isso. Mas escrever sem propriedade alguma, fazer uma reflexão mesmo... (Mais uma reflexão...)

Mas vejam, não foi à toa que esse conceito mexeu comigo (sim, pode ser apenas um conceito). Lendo um livro, um dia desses, encontrei a seguinte passagem:
"[...] a natureza da própria liberdade. Será que liberdade significa que você tem permissão para fazer o que quer? Ou poderíamos falar sobre tudo que limita a sua liberdade. A herança genética de sua família, seu DNA específico, seu metabolismo, as questões quânticas que acontecem num nível subatômico [...]. Existem as doenças de sua alma que o inibem amarram, as influências sociais externas, os hábitos que criaram elos e caminhos sináoticos no seu cérebro. E há os anúncios, as propagandas e os paradigmas. Diante dessa confluência de inibidores multifacetados -, o que é de fato liberdade?" 
A Cabana, Willian P. Young

Daí então, eis que surge uma definição de Escravidão e também de Liberdade:

Museu da Abolição - Rua Benfica, 1150 - Madalena Recife - PE
Eu te pergunto: No nosso sistema, algo não remete ao regime de Escravidão? (Submissão a condição de "coisa" segundo a definição). Quantos de nós, tem ousadia? (Sinônimo de Liberdade segundo a definição). Se você é livre, por que está aqui, agora, lendo esse texto? 
Costumo dizer que "estou presa na liberdade das minhas próprias escolhas" (normalmente digo isso quando estou sobrecarregada de trabalhos na faculdade). Afinal, "escolhemos" boa parte dos nosso caminhos, e podemos pensar que estamos livres, mas se formos refletir isso, veremos quantas coisas, até mesmo do nosso dia-a-dia, nos impedem de viver a tal "liberdade"... Você trabalha, estuda, tem diversos compromissos, almejados e conseguidos por você mesmo, frutos da sua "liberdade de escolha", no entanto, esses mesmos frutos te impedem de arriscar, de sair da rotina, de ousar... 

Se não for relativa, a liberdade é a nossa ilusão de cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário