terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sherlock Holmes investigando as roupas...



"Suas roupas dizem mais do que você pode esperar". 

Novidade? Não, até aí não. Porém, o contexto dessa citação me pareceu totalmente inusitado e coerente. Assistam Sherlock Holmes (2009) e vejam o que se segue a essa afirmação.

Por hora, convido vocês a pensarem. 
Um homem calçando um sapato Berlutti - referência mundial em termos de sapatos artesanais.Provavelmente uma pessoa "comum", qualquer, não conhecerá a marca mas irá deduzir que trata-se de um empresário, "gente importante", rico, só pelo aspecto visual do sapato (polido, com ares de saído do forno, digamos assim).
Uma calça jeans tão comum, tão massificada? Nem tanto. Quando suja de graxa, desbotada,  surrada, certamente o dono será visto e percebido como um mecânico ou algo do tipo. Alguém pode questionar "sim, mas e quando a moda eram as calças rasgadas, remendadas, bufentas, etc? Respondo: Moda, ponto. Aqui aborda-se vestuário, significando o que está sobre o corpo independente de tendências ou vigências.
É possível que o all star de um skatista , por exemplo, tenha as mesmas marcas do tênis de uma "patricinha" (sem juízo de valor) considerando-se os lugares freqüentado pelos mesmos?!

E não são só as roupas que sinalizam o que andamos fazendo não... Esmaltes, verde, azul, rosa, seja lá qual for a moda, observe as unhas das mãos de determinadas mulheres, e encontre as repostas para: "Ela cuida da casa? Ela vai corriqueiramente à manicure? Ela é nervosa - rói unhas?

É um cabelo escovado, é uma bolsa empoeirada, é uma axila da  blusa preta esbranquiçada (resíduos de desodorante)... Tudo é indicativo, significativo... 

Assim, "dizem-me como está tua roupa que eu te direi por onde andastes."

MORAIS DA HISTÓRIA ADVERTE: Pra toda regra existe uma exceção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário