sábado, 28 de maio de 2011

(Design de Moda) Por que "não é só moda"...





Pesquisando sobre moda e suas definições (sempre) encontrei na biblioteca do CAA - Campus Acadêmico do Agreste - da UFPE um livro que me pareceu ser novidade nas estantes do local.
Começo a leitura e pronto! Paro em um parágrafo que é essencial para a explicação da relação entre moda e design, ou design de moda. Compartilho com vocês:




Calanca, Daniela. História social da moda.
Pág. 209 
Não só moda.
"No início dos anos 80, começa-se a falar de moda em termo de cultura projetual, e não como uma área específica e distinta do contexto geral do design espacial e objetual. Se o design projeta ambientes e mobílias; analogamente, por meio da ação dos estilista, a moda torna-se “design do corpo”, “projeto de movimento e da relação impessoal”. A nova relação que se estabelece entre moda e design, que equipara a roupa a um objeto, e como tal se submete aos mesmos parâmetros e a mesma práxis projectual, consente a influência recíproca entre os dois sistemas, desde sempre mantidos separados. Moda e design tomam estradas paralelas, estabelecem um intercâmbio pelo qual se, de um lado, os estilistas entram em outros setores da produção industrial, como decoração, o projeto de objetos, as cerâmicas, os tecidos e a roupa para a casa, de outro, os arquitetos desenham roupas, estampas para a seda das gravatas. O novo binômio moda-design afirma-se também em numerosas mostras organizadas, entre as quais a de maio de 1982, no Massachusetts Institute of Technology de Boston e aquela do PAC de Milão, em 1983, por ocasião da Trienal, e está no centro do debate internacional promovido pelo Congresso Icsid (International Council of Societies of Industrial Design) também em Milão, em 1983. A nova relação de colaboração entre moda e design permite definitivamente ao estilista sair da “guetização” do papel de couturier, oficializando uma identidade profissional diferente, do designer industrial de produtos de vestuário."

A exemplo dessa citação, podemos falar em Karim Rashid, designer consagrado, que já criou mais de três mil objetos, dentre eles, mesas, cadeiras e melissas. Sim, melissas! Ícone de moda, um de seus  modelos foi projetado em 2005, pelo designer, com o nome de Melissa Karim  Rashid High.



Daí, por isso, concordamos que "não é só moda", como afirmou Daniela Calanca. 

Um comentário:

  1. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    ISABELLA




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE EXCALIBUR, DJANGO, MASTER AND COMMANDER, LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC…

    José
    Ramón...


    ResponderExcluir