segunda-feira, 23 de maio de 2011

X Festival do Jeans de Toritama e a "MPB"

X Festival do Jeans de Toritama

Desde 2001 Toritama realiza o seu Festival do Jeans. Festival que, por sua vez, está na lista de roteiro de turismo da EMPETUR - Empresa de Turismo de Pernambuco. 
O evento é anunciado dentro das seguintes delimitações: feira de negócios, desfiles e shows artísticos. A edição desse ano de 2011 parece, no entanto, ter acontecido em torno apenas dos shows artísticos como foi veiculado na televisão e propagado em cartazes, outdoors e afins. A exemplo da imagem abaixo:


Bem, a cidade que é responsável por 16% da produção em jeans nacional, parece, nessa ocasião ter desperdiçado a chance de ser reafirmar como Capital do Jeans. 
Sinalização, conceituação, capacitação e atrações culturais diversas, e pasmem, até o próprio jeans, foram deixados de lado. Talvez o jeans mais enfatizado tenha sido a calça desenhada na marca da prefeitura. E a "moda" em questão foi observada pela preferência local, dada as atrações musicais do evento. Explicando: A moda é "ouvir, dançar e curtir" Aviões do forró, Soxote'A', Forró dos firmas. E claro, a última moda, que é o sertanejo, representado aqui por Luiz Neto e Davi. Mas não é de se estranhar. A slogan da Prefeitura não "engana" ninguém. "Prevalece" a vontade do povo...


Por outro lado, o turista que procura a "capital do jeans", encontra um parque das feiras grandioso mas incapaz de levantar sozinho a bandeira  de um Festival criado para impulsionar a indústria do jeans de Toritama. E mais intrigante ainda, é o fato da edição passada ter sido tão enaltecedora da difusão de um conceito por trás da simples confecção do vestuário em jeans. Sim. Porque produzir, ser pólo industrial e de confecção, é uma competência, mas vender moda, agregar valor a um produto através de conceito e projeto - o que chamamos de design - é algo que atinge dimensões maiores (e que exige igualmente mais que shows de "música popular brasileira").







3 comentários:

  1. É isso, enquanto patrocinadores, que são os próprios confeccionistas não se posicionarem a favor deles mesmos, percebendo que o que eles defendem são seus próprios interesses comerciais, festivais como esse vão continuar sendo apenas a festa popular da cidade, não um EVENTO DE MODA, como o que o festival se propõe.
    Valeu o post, é preciso falar que moda é algo efêmero, contudo nada fútil.

    ResponderExcluir
  2. so falta publicar como foi fundado o festival do jeans????????????????????????

    ResponderExcluir