segunda-feira, 1 de março de 2010



"Não existe memória sem emoção"

Essa foi a frase que chamou a minha atenção a princípio. Num olhar mais atento, uma segunda frase - na verdade uma pergunta - me deteve na leitura da entrevista concedida à revista Veja, do neurocientista Antônio Damásio, para a reportagem especial "Os segredos da memória": De que maneira a memória influencia a criatividade e a inventividade?

A força da criatividade é, evidentemente, a imaginação. Esta nada mais é que a manipulação de imagens, que podem estar sim guardadas no armazém de memórias. A emoção então ajuda a gravar/organizar as informações/imagens de acordo com certas categorias - palavras do neurocientista.

Acredito. Acredito sim que a criatividade esteja - ou seja - produto da memória de um indivíduo. Não puramente a capacidade de armazenar informações, mas o modo de selecioná-las, utilizá-las. É como possuir uma caixa repleta de recortes, fotografias, imagens diversas. Se você não tem a sensibilidade - leia-se "emoção" - para constituir uma composição com todo o material que detém, tudo que está na caixa é vão, é conteúdo sem finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário