quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Moda da Política!

"Lutadora, até os 16 anos Marina Silva conviveu com a fome e o analafabetismo. Trabalhou no seringal e como empregada doméstica em Rio Branco, e transformou-se num "fenômeno escolar" quando, já casada e grávida, passou em primeiro lugar no vestibular de história. Conhece profundamente os problemas da Amazônia, pois lá a sobrevivência depende da floresta; não a defende por uma filosofia puramente ambientalista, mas porque essa sobrevivência é parte integrante de sua vida e de sua cultura.
Tem mais: Marina é aprova de que bom gosto não se aprende na escola: ou se tem ou não se tem, não importa o tamanho da conta do banco, nem onde se nasceu, nem onde se viveu. A senadora é chi-quér-ri-ma.
Com seu tipo esguio, seu belo sorriso, seus 51 quilos e sua cara exótica, se St. Lauren a conhecesse ela não escaparia de um convite para desfilar seus modelos e seria um sucesso nas passarelas de Milão, Paris e Nova Iorque. Marina deixaria no chi-ne-lo, fácil, as Naomi Campbell da vida.
Suas compras são feitas na Feira do Guará (cidade satélite de Brasília) e no Acre, mas tudo acaba sofrendo modificações: ela reforma, tinge, inventa sempre algum detalhe novo, e faz suas prórpias bijuterias, de contas e sementes, quando viaja de avião ou conversa, pois não pode parar de movimentar as mãos - coisa de índio mesmo. Mas brasileira impossível."
LEÃO, Danuza, Jornal do Brasil, 23 de Abril de 2000.

Essa descrição de Marina Silva, atual candidata a Presidência da Republica nesse ano de 2010, foi encontrada no livro "A edição do corpo tecnociência, artes e moda" de Nízia Villaça.

Esse texto, mostra (me) que a moda - entre outras coisas - é muito mais complexa. Está muito mais presente am cada esfera da sociedade do que imagina a nossa vã filosofia. Vai além do que o senso comum nos leva a crer - vestuário. Ela ultrapassa a obviedade e o tangível, ou até mesmo se apropria deles para transmitir - ou emitir - informações. E por mais que pareça explícito esse processo, não nos é suficientemente claro, uma vez que o senso comum até dos "estudiosos" sempre fazem menção a indumentária. Aqui, Marina Silva, é ícone de comportamento, e esse, provém de sua história pautada em superação, estudo e diferenciação, seu vestuário e sua aparência é a materialização disso tudo. (disso tudo = moda!)   

Um comentário:

  1. Sem falar, que ela defende muito bom as leis e questões ambientais, e é uma boa candidata =D
    meu voto vai para ela =D, ps: o ruim é que a cultura do brasil, para os olhos da Massa só existe o PT e PSDB, eles nem se quer olha as propostas dos candidatos, se for do PT eu voto, se for do PSDB eu voto, vamos parar de pensar assim gente, temos candidatos competentes e que quer fazer de um país mesmo =D.

    ResponderExcluir