domingo, 22 de agosto de 2010

"Vários professores em apuros"

Charlie Thurber (O professor em apuros) é o personagem central dessa singela comédia que tive o prazer de assistir hoje. Não por acaso, esse filme aborda de forma delicada a situação em que muitos professores, em meio acadêmico se encontram.
A questão é dar conta de inúmeras atividades: Projetos, artigos, pesquisas, plenos, congressos, reuniões, feiras, grupos diversos e, finalmente, aulas, alunos. É possível corresponder a todas essas requisições e ainda por cima poder ser um bom filho? Um bom irmão? Um bom pai, uma boa mãe? Um bom amigo? E porque não dizer um bom professor? Essa reflexão vai muito mais além do que pôde mostrar o filme, o que não o impede de ter um bom roteiro, uma boa história; é uma comédia muito suave, eu a qualificaria até como "doce".
Os títulos, as honras e méritos, muitas vezes são apenas isso: títulos, honras e méritos. A capacidade de ensinar, de se fazer entender, de ajudar a "promover o saber" não está restrita nos diplomas, muito menos nas atividades extra-classe em que um professor está envolvido (muitas vezes teoricamente). Ser professor, como em qualquer outra profissão, exige compromisso e acima de tudo vocação.

Na história - do filme - existem outras "morais", assistam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário