terça-feira, 7 de setembro de 2010

In(depêndencia) ou?

Cento e oitenta e oito anos (188) da Independência política do nosso Brasil!
O Dever cívico leva as pessoas às ruas para Desfilarem em homenagem a esse fato histórico! 
Mas o que é dever cívico? "Ter a obrigação de" "que se refere aos cidadãos, considerados em sua vida pública; próprio de cidadão; patriótico" Em outras palavras, é a obrigação dos cidadãos em determinada nação. E ainda, espera-se que essa pessoa ame sua pátria e deseje serví-la.
Em que consiste essa obrigação? Como executá-la a serviço dos compatriotas? Talvez fosse interessante não realizar mais esses Desfiles Simbólicos em razão da comemoração. Por que não promover a disseminação não do espetáculo, mas a do conhecimento. Citar, por exemplo, que a Independência, gritada por D. Pedro no dia 7 de setembro de 1822 não foi um fato isolado e decisório, mas na realidade um ato derradeiro que já vinha sendo articulado. Ao invés de exposições de fardas e condecorações, o sentimento civil poderia ser incitado através de debates, palestras, mini-cursos, ou seja lá qual o recurso pedagógico que fosse! Situações como essa (nas fotos abaixo) seriam menos recorrentes. A educação sempre é uma boa alternativa (aliás, ótima alternativa) para a transformação social, e o que antes não era, torna-se então polido, cortês, civilizado... educado (se faz necessário o pleonasmo).

Caruaru, 7 de Setembro de 2010, às 16h
Av. Agamenom Magalhães (Um pequeno trecho de muito lixo pelas ruas.)


2 comentários:

  1. Lametável que os direitos valham mais que os deveres, ou pior, que as pessoas somente se incomodem e fiquem revoltadas quando seus direitos são tolhidos, já que fugir de seus deveres é 'ser esperto'. u.u'

    ResponderExcluir
  2. é isabella,mais uma vez vc esta certa sobre o sete de setembro,parabens mais um milhao de vezes,bjsssssss

    ResponderExcluir