domingo, 19 de setembro de 2010

Lady Gaga não foi pioneira....



A princípio parece muito “vanguarda” o comportamento da famosa e polêmica Lady Gaga  que no último dia 12/09, compareceu ao VMA com um vestuário nada comum: Vestido, chapéu e botas confeccionadas com carne crua.

Inquieta com essa notícia escandalosa, decidi ir atrás de provas do possível pioneirismo de nossa ilustre.  E como suspeitei , era algo refutável.

Em 1987, a artista plástica canadense Jana Sterbak num trabalho de instalação exibiu um vestido constituído de carne crua. O  título da obra era Vanitas: Flesh Dress for an Albino Anorectic (Vanitas: Vestido de carne para um anoréxico albino. O trabalho com carne é uma marca registrada dessa artista.



Mas recentemente, em julho de 2008, foi noticiado que o ator Mislav Cavajda, na exibição de um espetáculo chamado “Bakhe”, em festival de verão na Croácia, teve seu figurino composto por diversos pedaços de carne crua costurados.



Mas quando se fala em Lady Gaga atualmente, tudo parece soar espetacular e, coincidentemente , ou não, terça-feira passada (15/09) o estilista Jeremy Scott apresentou na semana de moda de Nova York dois looks com um tipo de presunto italiano: um vestido justo e uma saia com top. 


Uma moral: Por trás de uma "aparente inovação" existem outras coisas... Lady Gaga foi só mais uma.


Um comentário: