quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Gerações à parte... 105 Anos.


Atualmente se discute "gerações". 
Geração baby boom é aquela surgida após a 2ª Guerra Mundial - são as pessoas que nasceram nesse período; Geração X  remete as pessoas nascidas entre meados dos anos 1960 e 1980; Geração Y (Echo Boom, ou Geração Millennium) descreve as pessoas nascidas depois da Geração X, geralmente composta de pessoas nascidas na década de 1980 e 1990; iGeneration, ou a geração Internet, é utilizada para descrever as sub-geração nascida depois dos membros da Geração Y (1991-1999); e fala-se até em Geração Z..
Sem aprofundamentos na questão, e sim, por outro lado, trazendo à tona o que não se discute atualmente: Uma geração viva, rica em experiências e sem denominações que a limitem. Centenários? Talvez. Idosos, "boa idade", 3ª idade, 4ª idade... Como classificar o seguinte exemplo? (por exemplo):


Maria do Carmo e Maria Anunciada comemoraram o aniversário de 105 anos no dia 05/11/10 (sexta), em Carpina, na Mata Norte. Provavelmente as irmãs gêmeas mais velhas do mundo. Pleiteando, por essa razão, ao Guinness World Records esse título.

Não sou eu quem diz, mas pesquisas, estudos e afins, revelam que A população brasileira está vivendo cada vez mais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de brasileiros com mais de 60 anos atinge 8% da população total (18 milhões de pessoas, contingente que supera a população do Chile - 16,8 milhões de habitantes), contra 4% na década de 1940. A previsão do instituto é de que essa relação chegue a 14,2% em 2020, alcançando um total de 30,9 milhões de pessoas.

O país é (será) dos idosos? Mesmo que surjam X Y Z... Algo a se pensar.

Fontes:
http://www.ibco.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=988&catid=8:noticias-nacionais&Itemid=651

Nenhum comentário:

Postar um comentário