Ainda na carona do lançamento do caderno de tendências do SENAI, a história é: SURVIVALISMO.
Uma macro tendência definida assim pelo SENAI:
Apesar das profecias apocalípticas, se espera uma grande mudança mundial para os próximos anos,
um desafio para o design. O termo survivalismo é usado na preparação de estratégias de sobrevivência
para uma ruptura da ordem social ou política causada pelas catástrofes naturais, guerras e o descaso com o meio ambiente. O “Frankenstein” design cria novos produtos a partir de outros já descartados, cria formas e funções não explorados.
Reciclagem? Customização? Desenvolvimento sustentável? Consciência ecológica, ambiental? Quase isso.
Tudo isso e um pouco mais. Uma palavra nova pra designar o que já existia.
Por exemplo, Jason Mraz (caso não estejam ligando o nome a pessoa, ouçam: http://www.youtube.com/watch?v=OyxLwwwE3hE&feature=fvsr ) em 31 de janeiro de 2010 (quase um ano atrás) no Grammy Awards, desfilou um terno cujo tecido era de plástico reciclado.
É o chamado Upcycling - valorização do ciclo - reaproveitar, reciclar materiais no final de sua vida útil. O terno do Jason tinha esse conceito: Reutilização de garrafas PET para a fabricação do tecido do terno. Chamado por sua vez de Eco-tux.
E então? É uma macro tendência?
T E N D Ê N C I A ?
Certa vez, minha professora na aula de Moda, Consumo e Sociedade falou:
"Ilusão de que tudo muda sempre. Ilusão de que nada muda nunca".
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